De João Vale de Soure a 16 de Dezembro de 2003 às 23:02
A mim fez-me lembrar o Barbas, da Costa da Caparica (e conhecido sócio do Benfica).
Um abraço.
De
Cathy a 16 de Dezembro de 2003 às 00:37
Se não for, atrai as atenções...
De Quintanilha a 15 de Dezembro de 2003 às 15:04
Agora, para finalmente haver paz no mundo, só falta que apareça alguém com tomates para capturar George W.Bush!
De Jorge Afonso a 15 de Dezembro de 2003 às 13:09
João,
Saddam matou 2 milhões de pessoas. Karl Marx nunca matou ninguém. Lenine sim, matou alguns. E o Staline muitos mais. Não se pode condenar Marx pelos mortos dos outros. Como também não se pode condenar Nietzche pelos mortos de Hitler. O problema do secretário geral do PCP, que eu não vi, é que faz uma leitura enviezada de Marx. À luz do Marxismo-leninismo-estalinismo, que é uma construção posterior e definitivamente falida. Talvez seja melhor voltar a ler Marx, agora sem as condicionantes históricas da existência da U. R. S. S. Sabes que não me sai da cabeça essa teoria das contradições do capitalismo? Um capitalismo de rosto humano tem hipóteses! Um capitalismo com o rosto do capital não tem hipóteses! As contradições surgirão inevitavelmente! E as convulsões sociais logo depois! Sem necessidade de partidos como vanguardas da revolução! Basta os cidadãos sentirem-se livres. Como defende a democracia liberal, se for efectivamente liberal. Ou seja, se as democracias não cairem em tentações totalitárias como agora acontece com a tentativa de uma Constituição europeia, à medida dos burocratas de Bruxelas! Que perderam o 1º round! Mas haverá novos combates. Os burocratas nunca desistem! Sejam comunistas ou capitalistas.
De
Ricardo a 15 de Dezembro de 2003 às 11:24
Como é evidente, penso que é claro que este post é uma brincadeira...
Quanto aos ideais de Marx... Lamento CMC mas ele teorizou cientificamente a revolução... Que distinção é então possível? Parece-me que apenas o tipo de discurso.
Seja como for, o mundo ficou aliviado. E já agora o que entende por social-democracia? É que já me deparei com vários conceitos: o da minha tia deputada municipal no meu município pelo PS e até dos próprios comunistas que, de facto, tal como o Sr., defendem uma social-democracia, mas acham que para o conseguir é necessáro implantar uma ditadura do proletariado... Portanto, este aparece como um meio para o fim que pelos visto é comum a toda a esquerda - algo que apelidam de "social-democracia". Fica a pergunta.
Um abraço!
Caro CMC,
Não leve sempre a sério o que aqui escrevo!
É claro que não acho o Marx igual ao Saddam, para além de alguma parecença física, na altura da captura do segundo.
Tratou-se apenas de uma brincadeira/provocação.
Um abraço.
De
CMC a 14 de Dezembro de 2003 às 23:46
Estórias com barbas!
Ligaram-me e a pessoa amiga disse-me:
- Já viste?,
ao que respondi - O quê?
... - o Saddam foi preso,
disse - Sim?! - algo atónito
- Sim. Está com um aspecto ... tem umas barbas à Karl Marx.
Lá foi comprovar, de facto faz lembrar o filósofo/economista prussiano pelas barbas.
Ao ler estes comentários não deixo de lamentar as comparações. Marx igual a Saddam? Quando muito só nas barbas e mesmo assim a de Marx era mais grisalha.
Coitado de Marx, mesmo depois de morto ainda lhe dirigem comparações incompreensíveis.
O mais notótio, é que Marx não é atacado pelos seus ideias, mas sim por aquilo que Lenine dizia de Marx. Quer comunistas, quer anti-socialistas compreendem Marx na forma de Lénine.
P.S.- Tal como afirmou Bernstein, em Marx deve distinguir-se o cientista do revolucionário.
Assina o artigo um defensor da social-democracia, antes que alguém pense que ando a defender a ditadura do proletariado.
De
Pedro a 14 de Dezembro de 2003 às 23:11
Foi o Jerry Garcia dos Grateful Dead.
Um abraço
Depois de ter visto o ar compungido e cabisbaixo com que o secretário geral do PCP comentou a prisão, fiquei com a certeza: foi mesmo o Marx!
De
Pipo a 14 de Dezembro de 2003 às 22:30
Espero que seja o Marx! finalmente apanhado! agora só falta queimar os livros dele ! O sadaam é analfabeto. não escreveu nada; ah espera ! escreveu uma novela, mas daí ao das Kapital é quase a mesma coisa.
O mundo está mesmo muito melhor com o Bush de plástico !
Um abraço
PiPo
Comentar post