...
L'EXPRESS
Muito bom o número relativo à semana de 26 de Junho a 2 de Julho:
Editorial assinado pelo Director de Redacção, Denis Jeambar, sobre a regressão da Democracia na Europa, numa altura em que esta se prepara para adoptar uma Constituição.
"Em quase todos os países da Europa os magistrados têm tido trabalho face aos governantes. O auge foi atingido a semana passada com a impunidade acordada a Silvio Berlusconi pelo Parlamento transalpino. A questão não é confundir moral com política, mas a democracia exige que nunca se baixe o esforço. Como numa bicicleta: quando se para de pedalar, acaba-se por cair. Ainda não chegámos a esse ponto, mas baixámos seriamente o ritmo".Também muito interessantes neste número as fotografias apresentadas sobre a Revolução Cultural na China. É um livro, agora publicado, de Li Zhensheng - Le petit Livre rouge d'un photographe chinois (ed. Phaidon) . Muito elucidativo e o livro vai ser editado um pouco por toda a parte; na China, nicles. Esse período foi oficialmente condenado, mas continua proibido falar nele!
Uma interessante entrevista com a Juíza Eva Joly (a do caso ELF) que declara que a imunidade dos eleitos deve ser repensada. Curioso! Afinal não é só cá...
Um bom artigo também sobre o que se passa no Irão, sobre a contestação ao regime.
E por fim, destaco o artigo referido na capa: Cuba si, Castro no! Acabar com o mito.
Sobrevivência. É já o desejo único da esgotada ditadura, que se vai arrastando e arrastando o seu povo para uma miséria cada vez maior.