in
Democracia Liberal:
30 ANOS DEPOIS
25 DE ABRILHá 30 anos, ocorreu em Portugal uma revolução que acabou com a ditadura existente.Esta revolução, mudou muita coisa no País e teve (como quase tudo na vida) aspectos positivos e aspectos negativos.Entre as coisas positivas, de realçar a
Liberdade e a
Democracia. Actualmente, todos os que desejem podem exprimir as suas opiniões livremente (desde que democráticas, claro) sem serem perseguidos como acontecia frequentemente antes do 25 de Abril de 1974. E há eleições a que todos podem concorrer... É isto sem dúvida o principal património que podemos agradecer a Salgueiro Maia e restantes Capitães de Abril: a Liberdade.Outro aspecto positivo foi a evolução social e económica que a mudança de regime permitiu: sem dúvida que hoje a generalidade das pessoas vive melhor e o País está mais desenvolvido, com índices socio-económicos na generalidade bem melhores do que há 30 anos.Acabou a guerra colonial, que estropiou física e mentalmente toda uma geração, apesar de ter sido da pior forma, com um grande custo em vidas humanas, quer em África, quer no nosso País, pela forma desastrada como foi feita a descolonização.Entre os aspectos mais negativos ficou a tentativa de alguns, no ano e meio seguinte ao 25 de Abril de 1974, de instaurar uma nova ditadura e a destruição de parte substancial da economia provocada pelas nacionalizações de 11 de Março de 1975.
O computo geral é, sem dúvida positivo. Mas
hoje, em 2004, assiste-se a uma
degradação da sociedade Portuguesa a que urge pôr cobro. Existe uma classe política que se distancia cada vez mais do País e que está condenada a, mais tarde ou mais cedo, ser substituída. A bem de Portugal, esperemos que não demore muito. A Política (e o Poder) não podem ser um fim em si próprios. É necessário que sejam uma forma de atingir os ensejos das pessoas. Não é possível plena Liberdade com fome, insegurança, desemprego e descontentamento geral.
É necessária uma MUDANÇA!João Carvalho Fernandes
De daniel tecelão a 26 de Abril de 2004 às 23:22
A história dos politicos ganharem pouco é uma falácia.
Espanha tem o ordenado minimo e médio,muito superior ao nosso,no entanto o 1º ministro espanhol,ganha menos que o português!!!
Como é?
A classe dominante,arvorando ares de competências insuspeitas,alcandorou-se a vencimentos,que constituem no minimo uma afronta à grande maioria dos trabalhadores deste país.
Não se podem exigir bons políticos com maus salários. A nossa mesquinhez afasta-nos sistematicamente da excelência em todos os domínios.
Se exigimos sempre Cincinatos só podemos obter Bórgias...
Um abraço,
Francisco Nunes
A única mudança válida neste momento...é a mudança de país.
De
Jumento a 25 de Abril de 2004 às 23:15
Já que ainda ninguém comentou, comento eu:
Viva o 25 de Abril
Uma Revolução que não precisa de ser evolução para ser de todos os que acima de tudo colocam a liberdade e a tolerância.
Parabéns
Comentar post